Corpo técnico da Arcari participa de Workhop sobre paredes de concreto

Na última terça-feira, 28, a equipe técnica da Arcari Empreendimentos participou de um workshop mediado pela Concresul, e teve como tema as Paredes de Concreto. O evento foi ministrado pelo Grupo Parede de Concreto, criado pela ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e IBTS ( Instituto Brasileiro de Telas Soldadas), com o objetivo de fomentar, divulgar e aprimorar os processos relacionados ao sistema de paredes de concreto no Brasil. O grupo visa integrar os agentes envolvidos na execução do sistema e hoje já conta com mais de 50 fornecedores e mais de 80 construtoras parceiras em todo o país.

Quatro engenheiros representantes do GPC vieram colaborar neste Workshop:

1. Engenheiro Rubens Monge Silveira, Gerente de Edificações da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e coordenador do grupo Parede de Concreto, falou sobre o cenário atual para paredes de concreto, apresentando informações sobre os pré requisitos do sistema e números que demonstram a evolução da utilização do sistema de paredes de concreto no Brasil, concluindo que esse sistema é uma forte tendência de mercado, um caminho sem volta. Segundo estimativa do Grupo Parede de Concreto, hoje, 65% de todas as obras no âmbito do Minha Casa Minha Vida já são executadas nesse sistema.

2. Engenheiro João Batista H. Silva, Diretor do IBTS (Instituto Brasileiro de Telas Soldadas), apresentou especificações das telas soldadas utilizadas na execução das paredes de concreto e deu dicas importantes para a otimização dos projetos e dos processos de compra desse material de modo a racionalizar os projetos e a reduzir custos e desperdícios.

3. Engenheiro Jairo Abud, Presidente da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), palestrou sobre a tecnologia do concreto utilizado na execução do sistema de paredes de concreto, sobre os pré-requisitos desse concreto para que seja eficiente e economicamente viável. Jairo também falou sobre os principais materiais envolvidos no processo de produção, como os diferentes tipos de cimento, agregados e aditivos, além de apresentar comparações entre o concreto auto adensável e o concreto fluido.

4. Engenheiro Arnaldo Augusto Wendler Filho, Diretor da Wendler Projetos, trouxe a sua experiência de mais de 40 anos com projetos de estruturas para falar sobre a Norma de parede de concreto NBR 16.065, contextualizando com a aplicação da Norma de Desempenho NBR 15.575, passando por segurança estrutural, conforto térmico e acústico, apresentando dados de desempenho desse sistema e boas práticas para projeto e execução.

Os mais diversos setores da Arcari participaram do Workshop, com representantes da Direção, Engenharia, Arquitetura, Compras e Logística, demonstrando o comprometimento da empresa em executar o sistema com excelência. Os contatos criados no Workshop e as informações trazidas pelos palestrantes com certeza foram de grande relevância para alcançar este objetivo.

Outras Notícias

Arcari Empreendimentos leva conceito de morar bem a Novo Hamburgo com Blumen Residence


Quem deseja investir em qualidade de vida através do ...

Arcari Empreendimentos expande atuação para o Vale dos Sinos


Construtora sediada em Bento Gonçalves leva expertise...